Estudo sobre a alma - De uma perspetiva espiritual *

* Este estudo baseia-se no "Livro da Vida Verdadeira" e noutras Novas Revelações.


 O termo "alma" é conhecido pelas pessoas, mas elas têm opiniões diferentes sobre o que é a alma. Elas sabem que é um componente do ser humano e incluem-na na tríade corpo - alma - espírito. Três componentes que formam a entidade "ser humano", cabendo a cada parte uma tarefa diferente.

O corpo é a parte visível e material do ser humano; serve de invólucro protetor para a alma e o espírito e é também o seu instrumento de comunicação com o mundo exterior. Como o corpo é visível e palpável, tem sido estudado e investigado pelos cientistas ao longo dos tempos, de modo que as suas funções e o seu maravilhoso mecanismo são amplamente conhecidos. Funciona de forma tão perfeita e lógica que muitos se esqueceram de que existe uma força espiritual altamente sábia por detrás dele.

O conhecimento dos outros dois componentes do corpo humano é menos seguro e, por vezes, pouco nítido. Como são invisíveis e não podem ser estudados experimentalmente, a ciência tem muita dificuldade em explicar corretamente a natureza e a função da alma e do espírito. E, no entanto, é muito importante ter clareza sobre isso, porque se conseguirmos levantar o véu do desconhecido, também obteremos um conhecimento preciso sobre o significado e o objetivo da vida humana na Terra. No entanto, o nosso intelecto, por si só, não é capaz de o fazer, porque as coisas espirituais só podem ser apreendidas e explicadas espiritualmente. Mas o espírito de Deus revela estes mistérios através de pessoas que Ele preparou para receber as Suas inspirações. Através destes instrumentos, Deus revelou-nos o conhecimento que as nossas mentes limitadas são capazes de compreender.

A criação material e visível do mundo existe desde tempos incompreensíveis; no entanto, antes dela já existia uma criação espiritual. O seu autor é Deus, o espírito original desde a eternidade. No centro do Seu ser ardia o fogo do amor perfeito, que é a Sua caraterística principal. Mas de que serve o amor mais elevado se não puder ser transmitido e assim comprovado? - Assim, Deus criou um recipiente num ser espiritual no qual poderia colocar o Seu amor, a Sua sabedoria, a Sua luz e também o Seu poder criador. Era um ser que saía do coração de amor de Deus, uma imagem de Deus, porque tinha as mesmas qualidades divinas. Como era um espelho puro da luz divina, foi apropriadamente rotulado de "Lúcifer" ou "portador da luz". Graças à autoridade divina, este primeiro ser criado pôde ser criativamente ativo, e logo surgiram outros seres semelhantes, mas de menor poder. Também eles eram filhos do amor de Deus, em luz radiante, na mais alta perfeição. Assim, Deus experimentou a alegria indizível de ver o Seu amor refletido nos inúmeros seres espirituais.

O primeiro espírito criado estava radiante, mas como um ser criado por Deus, estava preso à vontade do Criador.

Deus, no entanto, queria que ele pudesse desenvolver-se livremente, pois é isso que caracteriza um ser divino. O amor de Lúcifer pelo seu Criador devia ser tão forte que só ele era decisivo para a subordinação voluntária da sua vontade à vontade divina. Deus quis receber essa prova de amor do seu primeiro ser criado e, para isso, deu-lhe total liberdade de vontade. Os inumeráveis seres espirituais também possuíam livre-arbítrio e, portanto, não estavam sujeitos à lei de compulsão da criatura, mas, como filhos de Deus, eram seres que decidiam livremente. Deus ensinou-os através da sua consciência, que era audível no seu espírito como a voz e a expressão da Sua vontade. Eles deviam seguir a voz da consciência, não por compulsão, mas por livre vontade, em resposta ao grande amor que Deus tinha por eles.

A liberdade de vontade é caracterizada pelo facto de trazer em si o incentivo oculto para fazer o oposto do que a consciência aconselha. Havia, portanto, constantes opostos nos seres espirituais, o que os levava a decidir constantemente, numa luta livre: realizar as virtudes divinas ou fazer o contrário. Durante longos períodos de tempo, a voz divina da consciência prevaleceu e tudo estava na ordem correcta. Mas chegou uma altura em que Lúcifer já não queria obedecer à orientação espiritual do seu Criador. O esplendor do primeiro ser criado era tão grande que ele se deixou cegar por ele. Lúcifer viu os inúmeros seres que a sua vontade tinha feito aparecer e sentiu-se o seu criador, embora soubesse que tinha recebido de Deus o poder para o fazer. Ele podia ver os espíritos criados, mas não a fonte do poder, pois Deus só se dá forma visível em raras ocasiões para o bem dos seus filhos. Na sua ilusão, Lúcifer acabou por acreditar que a fonte de poder estava em si próprio e elevou-se a governante único dos "seus" espíritos, a quem soube convencer que não era Deus, mas ele, Lúcifer, o seu criador e que tinham de se submeter à sua vontade.

Lúcifer tinha-se decidido contra o seu criador. Agora, os inúmeros seres espirituais também tinham de tomar uma decisão, o livre arbítrio podia escolher. - O raio de luz de Deus iluminou-os e eles sentiram o seu Pai divino, embora não o pudessem ver. Sentiram o Seu amor e ouviram a Sua voz na sua consciência. - Do outro lado estava Lúcifer, em quem certamente notaram uma mudança de vontade. Mas como o viam e lhe eram devotados no amor como seu criador direto, muitos ouviram o seu apelo, submeteram-se à sua vontade e afastaram-se assim de Deus. Esses espíritos apóstatas sofreram agora uma mudança importante.

O amor, centro da centelha espiritual divina, teve de se separar dos espíritos, depois de estes se terem decidido contra o seu Criador. Como resultado, eles se privaram da força vital divina, e os vasos e órgãos executivos (almas) que permaneceram sem o espírito endureceram em uma substância anímica.

Em Sua onisciência, o Criador sabia que uma grande proporção de Seus filhos não passaria no grande teste do amor, e Ele tinha Seu plano pronto: Não a destruição dos apóstatas, mas o seu retorno. Uma vez que os seres espirituais se tinham afastado de Deus através do exercício errado do seu livre arbítrio, Ele queria prepará-los e educá-los com grande paciência - num caminho infinitamente longo e árduo, longe da casa do Seu Pai - para que encontrassem o caminho de volta ao coração do Seu Pai. Deus capturou a substância da alma de Lúcifer, bem como a dos inúmeros seres que lhe eram devotados, dissolveu-a nas mais pequenas partículas e remodelou-a numa criação visível e material. - Isso é incompreensível para a mente; somente aqueles que já possuem conhecimento espiritual podem intuitivamente entender isso. Para o cientista é um incómodo reconhecer a tese de que a matéria, a matéria, é uma substância anímica dirigida e endurecida. Mas, neste contexto, podemos compreender as palavras da carta do apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 8, versículo 19, ou seja, que toda a criatura geme e espera connosco a sua redenção.

Num processo de desenvolvimento que consideramos infinitamente longo, a substância da alma deve modificar-se continuamente e transformar-se em formas de vida sempre novas e mais elevadas. Isso também explica por que a matéria é transitória, ou seja, por que está constantemente no processo de "morrer e tornar-se". Por outras palavras, a matéria não tem existência eterna, uma vez que é apenas o invólucro de substâncias anímicas espirituais que têm de se desenvolver mais e, por isso, não podem permanecer no mesmo invólucro para sempre. Embora a matéria em si seja constituída pela mesma substância anímica, ainda está no início do seu desenvolvimento e, portanto, deve servir como uma forma de vida inferior às formas de vida já mais desenvolvidas na criação. Embora estas sejam normalmente invisíveis para nós, a matéria é percetível aos nossos sentidos, uma vez que o nosso corpo também é constituído por partículas de matéria, ou seja, por partículas de alma condensadas com a mesma vibração inferior.

As partículas de alma ligadas à criação material devem fundir-se no decurso do processo de desenvolvimento, como uma formação de cristal. O desenvolvimento ascendente começa no reino mineral e continua através dos reinos vegetal e animal. Isto deve ser entendido de tal forma que, por exemplo, no reino animal, as unidades anímicas de grandes quantidades de animais minúsculos são combinadas numa unidade maior após um período de desenvolvimento mais longo, quando as suas carapaças morrem, a fim de produzir uma substância anímica já mais desenvolvida que se desenvolve ainda mais num animal maior. Este processo repete-se várias vezes até que, finalmente, nos animais inteligentes, a alma tenha atingido a sua maior maturidade possível nesta fase de desenvolvimento. Várias dessas almas são então combinadas numa nova unidade, de acordo com o plano divino de redenção, que não tolera qualquer paragem no desenvolvimento ascendente, e resultam numa alma humana. O desenvolvimento da alma através dos reinos da Criação, nos reinos mineral, vegetal e animal, leva biliões de anos e é guiado pelo Espírito de Deus através da Sua inumerável hoste de espíritos de luz, que transmitem e executam a Sua vontade de acordo com a lei natural.

A alma educada está agora pronta. Adquiriu poderes e capacidades na sua viagem através dos vários reinos da natureza e aguarda a fase final do seu desenvolvimento: a encarnação no ser humano. Aproxima-se dos amantes na Terra e, aquando da conceção, é colocada no ventre da futura mãe. Mas falta ainda o essencial para que a alma possa atingir a sua maior perfeição. Pouco antes do nascimento do novo cidadão terrestre, Deus encaminha para a alma um espírito que está pronto para a sua primeira encarnação. Assim, o ser espiritual torna-se novamente completo: As duas partes desta unidade esforçam-se agora em conjunto para o desenvolvimento final até à perfeição, o que também demora muito tempo e envolve muitas reencarnações, ou seja, várias vidas na Terra em diferentes épocas.

No caso da reencarnação, a unidade espírito-alma está pronta para tomar posse de um novo corpo terreno, mas mesmo assim a alma entra inicialmente no corpo da mãe sozinha na conceção e entra em contacto com o germe de vida nascente. O espírito só entra no seu invólucro anímico mais tarde, em alguns casos mais cedo, noutros mais tarde, mas nunca mais tarde do que três dias antes do nascimento. - Uma vez que a alma é constituída por inúmeras partículas minúsculas que não são absolutamente inseparáveis, também absorve partículas de alma dos seus pais durante o processo de conceção, o que - para além da atração de almas afins - pode explicar a herança de algumas disposições parentais.

Agora que a origem e o desenvolvimento da alma foram explicados acima, a sua natureza e algumas das suas tarefas na vida humana serão examinadas. Em primeiro lugar, convém sublinhar mais uma vez que a alma não é uma coisa material terrena, mas uma força invisível, etéreo-espiritual. Ela surgiu outrora do espírito de Deus como um ser independente e, após uma expiação eterna através das criações divinas, reencontrou o seu objetivo original. - De um ponto de vista espacial, a alma estende-se por todo o corpo humano; tal como o sistema nervoso, distribui-se por todos os órgãos e partes do corpo. Anima o corpo, que sem ela não teria vida, e deixa-o como um invólucro sem vida quando se separa dele. O pensamento prático e a vontade, o sentimento e a sensação sensorial, bem como a audição, a visão, o paladar e o olfato são funções da alma. Ela é a força interior e motriz do invólucro físico, e só quem tem o dom da visão espiritual pode vê-la e reconhecer que ela possui completamente a forma do corpo humano associado; é por isso que ela também é chamada de corpo astral.

Juntamente com as defesas do próprio corpo, a alma é responsável pela saúde do corpo. Se puder vibrar sem perturbações e de forma harmoniosa, forma uma barreira protetora contra todos os tipos de agentes patogénicos. No entanto, se estes já tiverem penetrado no corpo humano, a alma, em conjunto com as funções de defesa do corpo, inicia imediatamente a luta contra eles, a fim de os tornar inofensivos ou de os expulsar. É uma verdadeira batalha que provoca o aumento da temperatura, que reconhecemos como febre. - A alma também tem uma tarefa a cumprir na alimentação do corpo. As forças vitais subtis dos alimentos ingeridos pelo corpo são transmitidas pela alma a todos os órgãos do corpo, para que cada um deles receba as energias espirituais subtis que lhe são benéficas. Mas quando comemos e bebemos em demasia, sentimos a nossa alma entorpecida e lenta, porque está demasiado ocupada com preocupações físicas e, por isso, perdeu o seu dinamismo durante algum tempo.

Este pequeno estudo ficaria incompleto se não se explicasse a relação entre a alma e o espírito e se não se dissesse o que é o espírito e quais são as suas funções. Em primeiro lugar, o que ele não é: não deve ser confundido com a "mente". O espírito no homem é uma centelha do espírito divino, do amor divino, da luz divina. Traz em si todas as qualidades divinas, e é por isso que Deus nos chama as suas imagens e nós podemos chamar-lhe Pai. No entanto, o nosso espírito deve constantemente ir buscar força à fonte da sua origem: através da oração e da elevação espiritual, bem como através do estudo das revelações divinas. Só assim pode permanecer ativo e vivo e transmitir ao homem o amor, a sabedoria e a força para cumprir os mandamentos de Deus.

O espírito humano - de origem divina - foi colocado em Adão pelo Criador, de acordo com o relato bíblico de Deus soprando o seu sopro de vida nas narinas de Adão. Desde então, este ato invisível de graça repete-se no nascimento de cada ser humano, quando o espírito é incorporado na alma. A alma forma, por assim dizer, o invólucro para o espírito, tal como o corpo é o invólucro para a alma. A tarefa do espírito é agora iluminar a alma, imbuí-la com as virtudes divinas. No entanto, o espírito não deve forçar a alma, mas esta deve submeter-se livremente à orientação do espírito.

A alma encarnada no ser humano está, inicialmente, completamente virada para o corpo e está disposta a satisfazer todos os seus desejos. E na mesma medida em que o corpo se desenvolve, as qualidades sensuais terrenas da alma, que ela ainda traz dentro de si do seu longo caminho de desenvolvimento, também se tornam mais fortes. É aqui que começa a tarefa do espírito. Com amor e paciência, ele deve instruir a alma através da consciência de que ela deve descartar as inclinações inferiores e más e superar os desejos terrenos do corpo - se não autorizados. Se o espírito der ouvidos à alma, então terá alcançado um grande sucesso, mesmo que haja sempre recaídas em que a alma satisfaça os desejos terrenos do corpo. Se a alma continuar a manter-se aberta às admoestações do espírito, as virtudes espirituais podem penetrar nela cada vez mais, ao mesmo tempo que se torna cada vez mais imune aos desejos errados do corpo. As consequências desta transformação tornam-se então visíveis nas emanações da pessoa: É uma pessoa com bons pensamentos e sentimentos puros; mostra humildade, paciência e bondade, bem como amor ao próximo. Quando chega a hora da morte, o espírito e a alma deixam o corpo terreno em plena harmonia e grande alegria, porque sabem que a felicidade e a paz os esperam no além. Como um só, continuam no caminho predeterminado no reino espiritual até que tenham recuperado a perfeição máxima que tinham quando Deus os criou como seres espirituais. O plano de salvação de Deus é assim concluído e o retorno do "Filho Pródigo" é alcançado.

Mas o curso de uma vida humana também pode tomar um rumo completamente diferente. Se a alma resiste aos ensinamentos e aos impulsos do espírito, abre-se cada vez mais às exigências do corpo e das qualidades inferiores que o compõem. O espírito trava uma batalha desesperada e pede força e sabedoria ao Pai Celestial. Se a alma, na sua decisão de livre arbítrio, rejeitar obstinadamente todas as influências e admoestações do espírito, torna-se escrava das paixões sensuais, dos desejos materiais e de todos os impulsos egoístas. A alma desce tão baixo que a centelha de Deus que existe nela é forçada a ficar inativa; torna-se prisioneira na concha espiritual, a pessoa está então "espiritualmente morta". - Nesta fase, torna-se claro que o espírito e a alma são duas forças diferentes. Enquanto o espírito está condenado à inatividade e já não se faz sentir através da consciência, a alma vive muito intensamente na pessoa "sem consciência" (caso contrário, o corpo não teria vida), e os seus maus vícios tornam-se então reconhecíveis através de pensamentos e palavras, através de sentimentos e acções na esfera externa da pessoa. Deus não abandona o seu filho neste estado de perda. Se a alma não quer ouvir a voz da consciência, Deus fala-lhe através de doenças no seu corpo material e através de várias dificuldades. Em muitos casos, a alma começa então a refletir e está disposta a ouvir as admoestações do Espírito para se arrepender. Assim, ocorre uma mudança e a alma submete-se voluntariamente à orientação do Espírito. Ele a atrai para si, imbui-a de virtudes espirituais e, assim, juntos, percorrem o árduo caminho do desenvolvimento superior, até que Deus os chame para longe da vida terrena.

Infelizmente, são inúmeros os casos em que a alma persiste em seu mau comportamento, apesar das boas advertências do espírito através da consciência e apesar das provações. Se uma alma assim for surpreendida pela morte, terá um rude despertar no além. Aí, já não pode escapar à voz da consciência, que a acusa sem tréguas de desrespeitar os mandamentos divinos, de más acções e de paixões vulgares. Estas auto-acusações causam grande dor à alma e servem para a purificar. Quando uma alma se apercebe e se arrepende das suas transgressões, o seu espírito desperto pode guiá-la para se libertar gradualmente das suas más inclinações e abraçar as virtudes divinas. Nos casos em que a alma se mantém obstinada na sua maldade, cria para si uma existência infeliz. Uma vez que já não possui um corpo terreno e que também não pode entrar na esfera espiritual, vagueia sem rumo pela Terra, na proximidade das pessoas. É então atraído por aqueles cujos maus pensamentos, más acções e paixões vulgares coincidem com a sua própria natureza. Fixa "residência" com eles, influencia-os para o mal, e este estado pode levar à possessão, o que torna as coisas cada vez piores com essas pessoas. As almas terrenas apoiam actos de violência, confundem a mente e causam doenças; são um perigo constante para todas as pessoas. Mas existe uma proteção: as pessoas que orientam a sua vida de acordo com a vontade de Deus e emitem bons pensamentos e sentimentos, são rodeadas por estes como que por uma capa protetora, da qual saltam os ataques maliciosos das almas inferiores, pois os seus sussurros não encontram eco nestas pessoas e são imediatamente rejeitados; além disso, as pessoas de boa vontade podem e devem ajudar as almas penadas através da sua oração e do envio de pensamentos cheios de luz.

Deus não impede as acções más das almas das trevas, porque tem de respeitar o seu livre arbítrio. Mas chega um dia - geralmente depois de muito tempo - em que a alma se cansa da sua existência miserável e olha para trás com desgosto para os actos vergonhosos que causou. Se ela se arrepender sinceramente e pedir perdão e ajuda, o seu espírito pode intervir no mesmo momento para a ajudar e guiar gentilmente. Os espíritos de luz e os anjos de Deus estão então também disponíveis para a ajudar e instruir. Agora, passo a passo, a ascensão pode começar na esfera espiritual.

O espírito humano - como centelha divina dentro de nós - está em oposição ao corpo, enquanto a alma está entre os dois. Ela tem de decidir entre o espírito e o corpo, pois não pode servir a dois senhores ao mesmo tempo. Se escolher o espírito, então está pronta a receber o divino dentro de si e a submeter-se à orientação do espírito. Se ela escolhe o corpo, então submete-se aos desejos da carne e as inclinações que tem dentro de si podem correr soltas em seu detrimento. Na prática, existem apenas dois pólos e, por isso, o Senhor não menciona a alma ou as suas funções, como a mente, os pensamentos, os sentimentos, etc., tão frequentemente como o espírito e o corpo nos Seus ensinamentos. O "espírito" é mencionado com mais frequência - como a parte mais importante - pelo que se tornou compreensível, após as explicações acima, que a alma também está incluída na referência geral ao ser espiritual, mesmo que a unidade perfeita ainda não tenha sido alcançada entre "espírito" e "alma". - Nas Novas Revelações, o Divino Mestre fala muitas vezes da luta do espírito contra as influências do corpo. De acordo com as explicações precedentes, isso deve ser entendido como significando que se trata de uma luta do espírito contra a alma, quando esta se tornou completamente "descarnada", isto é, se tornou completamente escrava das influências do corpo e de todas as coisas materiais. Pois o corpo não pode ser conduzido diretamente pelo espírito, mas apenas através da alma.

O grande poeta Goethe sentiu sensivelmente as duas forças opostas e, no seu "Fausto", põe as palavras na boca de uma pessoa:

"Duas almas habitam "ai de mim"! no meu peito,

Uma quer separar-se da outra;

A outra, no desejo grosseiro do amor

Agarra-se ao mundo com os órgãos que se agarram;

O outro levanta-se violentamente do pó

Para os reinos dos altos ancestrais".

Ele fala de "duas almas" no seu peito: uma força, a alma, está presa à luxúria do amor e ao pensamento e vontade terrenos. A outra força, o espírito, quer libertar-se das garras dos sentidos e do materialismo e elevar-se aos reinos elevados, ao Espírito Divino de onde emanou. É o conflito entre o espírito e a alma, quando esta última ainda não superou os desejos inferiores da natureza corporal.

------------------
Você pode visitar nossa página inicial aqui https://www.friedensreich-christi-auf-erden.com

Comments

Popular posts from this blog

Who knows the Son, knows the Father

DMSO and MMS inactivate Corona Virus

A Test (Teaching) in Humility